| 08/06/2006 15h31min
Alemanha e Costa Rica realizam nesta sexta o jogo de abertura da Copa do Mundo no Estádio Allianz Arena, em Munique, sendo que a equipe anfitriã vai a campo preocupada com o desfalque de sua principal estrela, o meia Michael Ballack, e o técnico da Costa Rica, o brasileiro Alexandre Guimarães, sonha em protagonizar uma grande surpresa.
No território alemão, o público e a imprensa parecem acreditar pouco na força da seleção costarriquenha – a maioria das previsões apontam uma vitória dos anfitriões com três gols de diferença –, mas o técnico alemão, Jürgen Klinsmann, não se cansa de destacar seu respeito pelo rival.
– Não podemos nos influenciar pelas previsões, pois temos um grande respeito pela Costa Rica, conhecemos cada jogador e vimos a goleada deles de 3 a 0 sobre os EUA, em uma partida em que atuaram muito bem – disse o treinador hoje em Berlim antes de partir para Munique, onde acontece a primeira partida da competição. – Nos esforçaremos ao máximo desde o primeiro minuto. Queremos uma vitória, mas teremos muito trabalho – considera o técnico.
O jogador deve ser substituído por Tim Borowski, cujo estilo é muito parecido ao do capitão alemão, mas que não é tão perigoso no jogo aéreo. No entanto, apesar da ausência do craque da Alemanha, as bolas aéreas podem ser uma dor de cabeça para os costarriquenhos, pois o atacante Miroslav Klose é um especialista nas bolas alçadas na área.
Em todo caso, a certeza é que a Alemanha atuará de forma ofensiva desde o início, enquanto a Costa Rica certamente tentará se segurar no início para tentar se aproveitar do nervosismo que certamente envolverá os jogadores de Jürgen Klinsmann com o passar do tempo. Outra grande opção ofensiva da Alemanha são as jogadas pela esquerda da trinca formada por Philip Lahm, Bastian Schweinsteiger e Lukas Podolski.
Já a Costa Rica chega ao duelo contra os alemães com o intuito de repetir a surpresa do jogo inaugural da última Copa, no qual o azarão Senegal bateu a França por 1 a 0. O brasileiro Alexandre Guimarães armou sua equipe com muito cuidado para tentar alcançar o triunfo.
A base da equipe que estará em campo amanhã é a do time que esteve na Coréia do Sul e no Japão e que ficou muito perto das oitavas-de-final, não passando da primeira fase em razão do saldo de gols. Entretanto, Alexandre Guimarães acabou ganhando alguns problemas de última hora com as lesões do goleiro José Porras, do zagueiro Gilberto Martínez e do meio-campo Mauricio Solís. Nenhum dos três treinou hoje normalmente. Eles apenas fizeram alongamento e realizaram uma corrida leve.
– Se a partida fosse hoje nenhum dos três estaria em campo – disse o médico da Costa Rica, Gerardo Artavia.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.