| 02/06/2006 16h30min
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta uma variação adicional de 8 mil MW de energia em apenas nove minutos, logo após o término dos jogos da Copa do Mundo realizados nos dias úteis. É o caso do jogos do Brasil contra a Croácia e Japão, respectivamente nos dias 13 e 22, quando o consumo deverá subir 18% logo após o o fim da partida.
Essa elevação, chamada rampa, é o mesmo que a entrada em operação do consumo de toda uma cidade como Brasília, por minuto, ou o consumo de Belo Horizonte e Florianópolis juntas durante nove minutos.
Por isso, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, anunciou uma série de medidas programadas para que o sistema possa absorver o impacto sem transtornos. O ONS se baseou no comportamento dos jogos da Copa na França, em 1998, quando os horários era parecidos com os da Copa de 2006.
Segundo o ONS, a variação do consumo na Copa é a maior no Brasil e a que mais se aproxima do que acontece os capítulos de novelas como Celebridade e Mulheres Apaixonadas. Ainda assim, é apenas um terço do aumento do consumo que ocorrer durante os jogos da Copa.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.