clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/05/2006 15h43min

Comissão segue reunião sobre Varig na semana que vem

Senador vai cobrar dos Estados pagamento de dívida com a companhia

O grupo de trabalho da Comissão de Serviços de Infra-estrutura do Senado Federal volta a se reunir na segunda, dia 29, para discutir a crise da Varig. Até lá, o senador Paulo Paim (PT/RS) disse que vai entrar em contato com os coordenadores de bancada dos 25 Estados que têm dívidas com a companhia aérea, referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O objetivo é convencê-los a pagar as dívidas, o que permitiria à empresa ter condições financeiras para sobreviver até o leilão, previsto para o início de julho.

Para o senador, o Rio de Janeiro é um exemplo a ser seguido.

– O Rio não ficou só falando em defesa da Varig, mas agiu e pagou sua dívida com deságio de 25%. Isso foi fundamental. Se outros estados seguirem o exemplo, a empresa vai ficar tranqüila, porque o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou o Banco do Brasil terão lastro para fazer o empréstimo de emergência à Varig – disse.

Os governadores de oito Estados que possuem dívidas maiores com a companhia aérea foram convidados para a reunião realizada hoje, mas nenhum compareceu.

– Não compareceram nem mandaram representantes, mas todos, nos seus Estados, têm dado belas declarações de apoio à Varig. Esperamos, confiando na boa vontade dos governadores, que o discurso e a prática caminharão juntos – afirmou Paim.

O comandante Márcio Marsillac, coordenador da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), um dos grupos credores da empresa aérea, disse que uma única ação não basta para que a Varig consiga chegar ao leilão e se reorganizar até lá. Além da questão da dívida dos estados, ele acha necessário flexibilizar as regras para financiamento de curto prazo no BNDES e no Banco do Brasil e prorrogar o prazo para pagamento de dívidas com a BR distribuidora e a Infraero.

Segundo ele, o dia 31 de maio é uma data importante para a companhia.

– Não só em relação à Infraero, mas em relação à audiência prevista para essa data em Nova Iorque.

A audiência refere-se a dívidas da Varig com as empresas norte-americanas de leasing.

– É preciso mostrar ao Judiciário norte-americano, que está coordenado um andamento para o leilão e a reestruturação da empresa, para dar tranqüilidade à Justiça daquele país de prosseguir com a liminar que mantém as aeronaves em operação na Varig – ponderou Marsillac.

De acordo com o senador Jefferson Perez (PDT/AM), um dos membros da comissão do Senado, a companhia está ameaçada de perder seus aviões no exterior se não pagar as dívidas com essas empresas.

AGÊNCIA BRASIL

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.