| 07/03/2006 19h17min
O avanço da gripe aviária pela Europa e o medo provocado pela doença está causando reflexos na economia gaúcha. Em Nova Bréscia, os 365 aviários do município de suspenderam as atividades até o fim desse mês. Com a interrupção temporária da produção, Nova Bréscia vai deixar de produzir em apenas um mês mais de 3 milhões de frangos. Os produtores do município, que é o maior produtor das aves no Estado, terão um prejuízo que pode ultrapassar R$ 400 mil.
Em Lajeado, a maior indústria de frangos da cidade vai dar férias coletivas aos funcionários em abril. A produção só deve ser retomada em maio. Outras unidades da empresa no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul também vão suspender o abate.
O Grupo Avipal também anunciou férias coletivas para abril. Serão atingidos pela medida seis mil funcionários das unidades em Porto Alegre e Lajeado, além de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
Quase 70% da produção gaúcha de frango é exportado,
principalmente para Europa e Oriente Médio. De
acordo com números divulgados ontem, as exportações gaúchas caíram 17% em janeiro, na comparação com o mesmo mês em 2005.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.