clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/03/2006 16h01min

Brasil e Reino Unido assinam acordo sobre questão climática

Grupo irá trabalhar em busca do desenvolvimento sustentável

A ministra britânica do Meio Ambiente, Margaret Beckett, e o titular brasileiro de Assuntos Exteriores, Celso Amorim, assinaram hoje em Londres um acordo para melhorar a cooperação bilateral em questões como a mudança climática e o desenvolvimento sustentável.

A declaração conjunta, parecida com outras já assinadas pelo governo britânico com a China e a Índia, foi rubricada durante a visita de Estado de três dias iniciada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido.

O acordo estabelece a criação de um grupo de trabalho sobre mudança climática, que estará centrado em cinco áreas, como a promoção de tecnologias que emitam menos carbono à atmosfera e a melhora da colaboração científica para analisar os efeitos do aquecimento do planeta.

Além disso, ambos os países se comprometem a intercambiar pontos de vista, potencializar o desenvolvimento no Brasil de energias limpas e manter um diálogo sobre os vínculos entre a mudança climática, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento social.

– O acordo demonstra nosso compromisso de enfrentar os desafios que o aquecimento do planeta coloca – explicou Beckett.

A declaração conjunta estabelece também o desenvolvimento de um marco de diálogo de alto nível entre o Reino Unido e o Brasil sobre desenvolvimento sustentável, em que serão abordadas questões como a biodiversidade e a gestão das florestas.

– O desenvolvimento sustentável apresenta desafios para todos e temos que abordá-los de uma forma integrada. Este acordo nos proporciona uma plataforma para melhorar o entendimento entre o Reino Unido e Brasil, o intercâmbio de lições e a tomada de ações conjuntas – afirmou a ministra britânica.

Além deste acordo, o ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, assinou hoje com David King, assessor chefe científico do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, um plano de ação conjunta para promover uma maior colaboração bilateral em áreas de interesse comum, entre eles a agricultura e a saúde.

Lula viaja acompanhado também pelos ministros de Fazenda, Antonio Palocci; Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan; Cultura, Gilberto Gil; Educação, Fernando Haddad, e Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

Está previsto que em sua reunião com Blair, na próxima quinta-feira, sejam assinados vários documentos dirigidos a promover a cooperação bilateral em diferentes áreas, entre elas a econômica e financeira, para as que o Brasil deseja atrair um maior investimento britânico.

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.