| 24/02/2006 18h06min
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento destinará recursos para apoiar o Rio Grande do Norte a passar da condição de “risco desconhecido” para “risco médio” em relação à febre aftosa. O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Gabriel Alves Maciel, durante visita ao Estado nesta semana.
O secretário de Defesa Agropecuária lembrou que o ministério concluiu recentemente auditória técnica no RN sobre as ações desenvolvidas pelo governo do Estado para estruturar o serviço de defesa sanitária. O relatório da inspeção será encaminhado em dias 15 ao governo estadual, informou Maciel.
– Com a mudança de status sanitário, os animais do RN poderão participar de exposições agropecuárias em outros Estados, o que hoje está proibido.
Maciel afirmou também que o Estado e o setor privado precisam continuar investindo na fruticultura. Hoje, destacou, o RN é um dos principais pólos brasileiros de exportação de frutas tropicais. Ao mesmo tempo, reforçou a necessidade do Estado estar preparado, junto com o restante do país, para desenvolver ações de prevenção à gripe aviária.
Durante a visita a Natal, o secretário esteve reunido com os fiscais federais agropecuários e servidores da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do RN. No encontro, ele falou sobre o planejamento estratégico para a defesa agropecuária, que tem metas definidas até 2009. A partir deste ano, acrescentou, o ministério assinará com os Estados um único convênio para as atividades de defesa animal e vegetal.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.