| 23/02/2006 10h49min
Libertadores se ganha assim: a partir da arquibancada. A frase é de Fernandão, mas o pensamento é único no Inter. Jogadores e direção passaram a semana convocando a torcida a lotar o Beira-Rio para a estréia da equipe em casa, às 19h45min desta quinta, diante do Nacional. A inspiração vem do Estudiantes, de La Plata. Na terça-feira, o time argentino perdia em casa por 3 a 0 para os peruanos do Sporting Cristal. Assim que voltou do intervalo, o Estudiantes foi empurrado por 23 mil torcedores para cima do adversário. Resultado: uma virada histórica de 4 a 3.
O exemplo do ocorrido em La Plata foi vastamente citado nesta quarta, no último treino do Inter antes da partida contra os uruguaios. Tinga, o veterano do Inter em Libertadores – já disputou quatro vezes o torneio –, pediu que os verdadeiros colorados compareçam ao Beira-Rio. E, de preferência, deixem o estádio roucos de tanto incentivar o time:
– São 13 anos sem participar da Libertadores. Meu Deus, precisamos de todo o incentivo. Que a torcida do Inter siga o exemplo dos argentinos, que nunca param de cantar – destacou.
No treino de ontem à tarde, o técnico Abel Braga confirmou Perdigão no lugar de Edinho. Esta será a única mudança em relação ao time que jogou contra o Maracaibo na Venezuela. O treinador também escalou um banco de reservas ofensivo. Caso necessite mexer na equipe para vencer o Nacional, o técnico do Inter terá à disposição na casamata o atacante Rentería, os meias Adriano e Mossoró, os alas Elder Granja e Jorge Wagner, o volante Edinho e o goleiro Renan.
Do lado adversário, o Colorado irá encontrar um Nacional motivado e a fim de provar que o futebol uruguaio pode, sim, voltar aos tempos de glória. Porém, o time começará o jogo com cautela. Três alterações foram feitas na equipe que estreou derrotando o Pumas. O técnico Martín Lasarte sacou o lateral-esquerdo Mauren Franco e colocou Daniel Leites em seu lugar. Leites não tem o mesmo poderio ofensivo do antigo titular, mas se transforma em terceiro zagueiro quando o time é atacado.
Além disso, Lasarte não terá o volante Vázquez – que brigou com a comissão técnica – nem o meia Viana – com inflamação na garganta. Em seus lugares, entrarão o paraguaio Britez e Martinez, respectivamente. O volante Marco Vanzini, com 1m86cm, deverá marcar a bola aérea de Fernandão. A idéia dos uruguaios é conter a pressão do Inter e vencer em contra-ataque.
Bem-informado sobre o time gaúcho, Lasarte ainda contou com as informações de uruguaios que vivem em Porto Alegre, como o ex-zagueiro do Nacional e do Grêmio, Atílio Ancheta, para definir a formação da equipe. O técnico do Nacional ainda assistiu aos videoteipes dos três últimos jogos do time de Abel Braga: 15 de Novembro, Maracaibo e Ulbra.
ZERO HORA
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.