| 21/02/2006 16h16min
O calor e a umidade do ar de Manaus, onde o Cruzeiro enfrenta o Nacional, na próxima quarta-feira, às 21h50min, merecem atenção especial da comissão técnica na preparação para o jogo. O técnico Paulo César Gusmão conta com o trabalho de seus auxiliares para que o clima da Região Norte não seja um problema para a estréia do time na Copa do Brasil.
– Temos que estar preparados, porque o desgaste vai ser grande e é aí que entra a importância da parte de nutrição, fisiologia e preparação física. O clima lá é diferente do que a gente tem aqui, o calor é grande e a umidade relativa do ar muito grande e mesmo na sombra você está suando. Mas quem quer ser campeão tem que enfrentar isso – afirmou PC.
O fisiologista do Cruzeiro, Emerson Silami, explica que o tempo úmido prejudica a evaporação do suor, o que diminui o rendimento do atleta. A re-hidratação durante a partida, com muita água e carboidrato, e o resfriamento do corpo no intervalo de jogo são as principais medidas para manter a produtividade do jogador.
Mas há novidades no Cruzeiro. Depois de passar por uma artroscopia para corrigir uma lesão no menisco no final do último mês de novembro, o volante Fábio Santos está de volta aos treinamentos normais com o restante do grupo cruzeirense. Na tarde desta segunda, o jogador participou de um treino com os atletas que não enfrentaram o América, no último domingo, na Toca da Raposa II.
Santos recebeu alta do departamento médico celeste no dia 31 de janeiro, e desde então vem trabalhando a parte física com o preparador Chico Ferreira. O retorno do jogador ao time está condicionado a Paulo César Gusmão. O treinador gostou da notícia, mas é comedido ao falar sobre o retorno de Fábio Santos aos gramados.
– É ótimo que o Fábio esteja com o grupo, e sem dor, que é o mais importante. Mas vamos com calma, ele é um jogador com quem a gente conta bastante. Agora é que ele vai começar a treinar com bola e ser avaliado por mim. Espero que o retorno seja o mais rápido possível – declarou Gusmão ao site oficial do clube.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.