| 20/02/2006 17h52min
Novos focos de gripe aviária apareceram em três províncias egípcias, mas não se detectou ainda nenhum caso em seres humanos, segundo afirmou hoje o ministro da Saúde egípcio, Hatem El-Gabaly, em entrevista coletiva.
El-Gabaly afirmou que em Beni Suef, 120 quilômetros ao sul do Cairo, foram detectados 19 locais nos quais havia aves infectadas pelo vírus da gripe aviária.
Após a descoberta as autoridades sacrificaram todas as aves que estavam em áreas afetadas e submeteram a análises as pessoas que estavam em contato direto com os animais. Os testes deram resultado negativo, acrescentou o ministro.
Em Munufyia e em Kafr el Sheikh, no norte do Cairo, algumas aves domésticas morreram de gripe aviária segundo os resultados das análises, acrescentou a fonte. Com estes novos focos do vírus já são nove as províncias egípcias onde ocorreram mortes de aves por causa da gripe aviária, segundo o Ministério da Saúde.
Apesar dos dados fornecidos pelo ministro, alguns meios de comunicação afirmam que o vírus já se estendeu a 11 das 26 províncias. A aparição de novos casos de gripe aviária entre os animais levou ao sacrifício de uma grande quantidade de frangos nas áreas próximas aos lugares onde apareceram os animais infectados.
Entre outras medidas adotadas para enfrentar o vírus, o Zoológico do Cairo permanecerá fechado ao público durante 15 dias, devido à confirmação de que algumas aves que apareceram mortas na área foram vítimas da gripe aviária. EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.