| 12/12/2005 13h14min
O britânico Dwain Chambers, campeão europeu dos 100m rasos em 2002, pode perder sua medalha de ouro na competição e nas anteriores ao ter admitido o consumo de THG (tetrahidrogestrinona). A informação foi passada hoje pela Federação internacional de Atletismo (Iaaf).
Chambers, processado no caso de doping promovido pelos laboratórios Balco dos Estados Unidos, admitiu em entrevista feita no último sábado ter consumido THG desde o início de 2002, ou seja, 18 meses antes de dar positivo num exame antidoping.
– Faremos uma investigação profunda – disse Istvan Gyulai, secretário-geral da Iaaf, que assegurou que se um atleta admite haver consumido substâncias proibidas até 8 anos após uma competição, pode ter cancelados seus resultados.
Chambers, de 27 anos, suspenso por dois anos desde fevereiro de 2004, afirmou no sábado passado que Victor Conte, fundador do Balco, laboratório que deu origem ao THG, lhe comentou que tinha um novo produto que ajudaria no plano nutricional.
O atleta britânico disse que consumiu a substância sem saber que era proibida, aspecto que a Iaaf investigará de um ponto de vista legal para discernir se houve negligência ou não por parte do atleta.
Chambers deu positivo em agosto de 2003, o que lhe custou a exclusão da equipe britânica dos 4x100m, segunda no Mundial de Paris naquele ano. Depois, ele foi privado de participar dos Jogos Olímpicos de Atenas e do Mundial de Helsinque.
A suspensão de Chambers terminou em 7 de novembro. No mês de outubro seu agente, Richard Robson, disse que o atleta treinava na Jamaica desde o fim de setembro sob as ordens do técnico Glen Mills, com a idéia de voltar a competir em 2006.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.