| 02/06/2003 11h17min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, encontrou-se com o Papa João Paulo II nesta segunda, dia 2. O pontífice e o secretário dos Estados Unidos conversaram sobre o plano de paz, proposto pelos Estados Unidos, União Européia, Nações Unidas e Rússia para tentar solucionar os conflitos entre palestinos e israelenses.
Durante o encontro, o papa destacou que só será possível a pacificação da região quando houver dois Estados autônomos e soberanos, responsáveis cada um por sua segurança. João Paulo II voltou a condenar o terrorismo e as reações do exército israelense. Na reunião de 30 minutos, os dois também discutiram questões referentes a reconstrução do Iraque.
Ainda hoje, Powell declarou que achou positiva a declaração do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, reconhecendo como insustentável a ocupação na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. De acordo com Powell, foi a primeira vez que o premiê fez referência a qualquer tipo de ocupação.
– Essa foi a primeira vez que ouvimos ele (Sharon) se referir a qualquer tipo de ocupação, seja apenas a presença das forças israelenses nas cidades palestinas ou no território – disse Powell.
Hoje um diplomata divulgou que Sharon deve divulgar em breve planos para desmantelar alguns assentamentos montados por colonos judeus na Cisjordânia. O anúncio está previsto para acontecer no encontro com da próxima quarta, dia 4, com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e com primeiro-ministro Mahmou Abbas, da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
O encontro se realizará em Aqaba, na Jordânia. Israel dá mostras de sua boa vontade em remover os assentamentos pouco depois de Abbas haver prometido conter os grupos militantes islâmicos, responsáveis por atentados contra alvos israelenses.
Depois da reunião com o papa, Powell irá para um resort egípcio Sharm el-Sheik, onde participará de uma reunião com líderes árabes.
As informações são da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.