| 01/06/2003 16h26min
O presidente da França, Jacques Chirac, apoiou a iniciativa do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que propôs um fundo de combate à fome em seu discurso realizado neste domingo, dia 1º, na reunião do G8, o grupo dos países mais industrializados e a Rússia. Chirac acrescentou, porém, que o plano de Lula é de difícil execução.
– O presidente Lula propôs a criação de um fundo contra a fome. É um plano difícil de ser executado. Temos que estudar juntos a proposta e definir como distribuir esse dinheiro contra a fome. Para mim, a melhor opção seria incentivar o crescimento dos países em desenvolvimento – disse Chirac.
O líder francês também elogiou a proposta de Lula de taxar o comércio de armas, como forma de levantar fundos para o combate à fome.
– Essa proposta não é totalmente injustificável. Também sou a favor de examiná-la – disse Chirac, ao acrescentar que vai incluir a proposta de Lula na reunião desta segunda do G8.
O presidente francês afirmou seu desejo de continuar aprofundando e melhorando o diálogo entre o grupo dos países mais ricos e das nações mais pobres. Chirac disse que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, também fará o mesmo em 2005, quando o Reino Unido assumir a presidência anual do G8.
– Acho que o presidente dos Estados Unidos deveria fazer a mesma coisa no próximo ano – ressaltou afirmou Chirac, que terá nesta segunda um encontro com o presidente George W. Bush.
Os Estados Unidos sucederão a França na presidência do G8.
As informações são da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.