| 15/05/2003 10h13min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse nesta quinta, dia 15, que Washington não tem planos de iniciar uma ação militar para conter o programa nuclear do Irã. Os norte-americanos afirmam que Teerã mantém um programa clandestino para desenvolver armas nucleares.
– Estamos preocupados com o que o Irã está fazendo (com seu programa nuclear). Acreditamos que a Rússia também tenha algumas preocupações. Trabalharemos com a comunidade internacional para convencer o Irã de que não deveria ir nesta direção – disse Powell à rádio Ekho Moskvy, no último dia de sua visita à Rússia. – Mas isso não é uma questão para as Forças Armadas dos Estados Unidos neste momento.
O Irã está construindo uma usina nuclear em Bushehr, com ajuda da Rússia, mas afirma que seu programa nuclear tem propósitos pacíficos. Os EUA vêm pressionando a Rússia a acabar com o apoio ao programa nuclear do Irã e argumentam que este país de 66 milhões de habitantes é rico em petróleo e não precisa de um programa de energia nuclear.
Uma autoridade de alto escalão do Departamento de Estado norte-americano disse que os EUA garantiram ao Irã, durante contatos recentes, que não têm intenção de derrubar outros governos na região. Powell deixou a Rússia em direção à Bulgária, última etapa de sua viagem pelo Oriente Médio e Europa. A viagem foi dominada por negociações sobre o plano de paz para o Oriente Médio e promessas de início da transição do poder para um governo civil no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.