| 28/12/2009 15h42min
Os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a rede credenciada pública e privada devem fechar o ano com a realização de 22,5 milhões de análises. O número é 11% superior ao registrado em 2008. Do total, 19,9 milhões estão relacionados à área animal e 2,6 milhões à vegetal. Alimentos, bebidas, vinagre, leite, organismos geneticamente modificados (OGMs), agrotóxicos, fertilizantes, sementes e mudas, resíduos e contaminantes e diagnósticos animal e vegetal são alguns dos itens avaliados.
O trabalho contou com a atuação de profissionais dos seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros), distribuídos nos Estados de Pernambuco, Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul e de mais 807 credenciados. Neste ano, os Lanagros em MG, GO e RS foram autorizados a realizar ensaios relativos a Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).
Segundo o coordenador-geral de Apoio Laboratorial, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Jorge Caetano, um dos destaques foi a validação de metodologias desenvolvidas nas áreas de resíduos e contaminantes em alimentos.
– Esse foi um resultado de parceria entre o ministério e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contribui para que as análises realizadas nos laboratórios oficiais e credenciados sejam reconhecidas internacionalmente – explicou.
Para o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, a SDA tem buscado atender as necessidades de investimentos de modo a tornar o sistema laboratorial mais moderno, compatível com as demandas internas e externas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.