clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/12/2009 11h50min

Setor avícola mantém ritmo de produção em 2009

Produção de frangos deverá atingir 10,9 milhões de toneladas no ano

A avicultura brasileira deverá manter um recorde em pleno ano de crise.  Estimativas da União Brasileira de Avicultura (UBA), entidade máxima do setor avícola, apontam para uma produção de 10,962 milhões de toneladas de frangos, volume equivalente ao total de 2008, que foi um recorde histórico para o setor.

Neste contexto, o consumo per capta nacional deverá manter-se em patamares estáveis.  Espera-se que este índice gire em torno de 39 quilos per capta – numero semelhante ao de 2008, que foi de 38,9 quilos por habitante.

Na análise do presidente da UBA, Ariel Mendes, o resultado foi uma verdadeira vitória para o setor, considerando os problemas enfrentados desde o auge da crise internacional, no último trimestre de 2008. 

– Repetir o resultado do ano passado foi grande feito, lembrando que somos um setor globalizado em meio a uma crise internacional – destaca.

Em sua avaliação, Mendes enfatiza a falta de crédito como principal problema sofrido pelo setor no ano. 

– Enfrentamos e continuamos enfrentando sérios problemas para a obtenção de crédito.  No cume da crise, os recursos simplesmente desapareceram, seja para o produtor ou para a agroindústria.  E agora, enquanto correm notícias sobre a volta dos financiamentos, instituições financeiras, inclusive bancos oficiais, retém em seus cofres o crédito destinado ao agronegócio avícola.  Isto é um absurdo, verificando que a avicultura é um dos setores com mais rápido giro de produção do agronegócio, ou seja, com melhor capacidade de obter liquidez e saldar dívidas – ressalta.

O presidente da UBA lembra ainda a falta de incentivos por parte do governo para a superação da crise. 

– Enquanto outros segmentos eram aportados com redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a avicultura teve que superar a crise com suas próprias pernas, mesmo com queda de preços e oscilações na taxa de câmbio.  O ano de 2009 deixou evidente uma questão que se arrasta há anos:  não se pode mais tributar alimento em condição de igualdade com outros produtos de menor necessidade para a população.  Isto se tornou uma questão de segurança alimentar, não dá mais para ser postergado – aponta.

 Superados os desafios de 2009, a avicultura brasileira espera manter o mesmo patamar de produção em 2010. 

– Sabemos que o próximo ano será de recuperação do ritmo econômico, e exatamente por isto o setor avícola deverá seguir com cautela, segundo o planejamento de cada agroindústria para o ano.  É provável, por este motivo, que devamos manter o mesmo volume de produção em 2010 – finaliza Ariel Mendes, presidente da UBA.

 

UNIÃO BRASILEIRA DE AVICULTURA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.