| hmin
Um conselho interino será eleito nesta segunda, dia 5, em Mosul, por grupos étnicos rivais. Essa será a primeira votação no Iraque desde a queda de Saddam Hussein. Tropas norte-americanas estabeleceram uma forte presença no local escolhido para o pleito. Críticos disseram, porém, que o conselho talvez venha a incluir funcionários corruptos que serviram sob Saddam e novos líderes com pouco ou nenhum apoio popular.
Mais de 200 delegados de várias etnias e grupos religiosos elegerão um conselho municipal e imediatamente escolherão um prefeito, de uma lista de candidatos. O conselho será formado por três curdos, um cristão, um assírio, um turco e sete árabes, dentro da cidade. Além deles, também serão escolhidos um cristão e três muçulmanos das tribos fora de Mosul, disse o coronel Joseph Anderson. Ele vai incluir também dois generais reformados e representantes de oito ministérios governamentais, entre os quais saúde e comércio.
Mosul, terceira maior cidade do Iraque, é habitada principalmente por árabes, mas tem expressivas minorias curdas e turcas, além de assírios e outros grupos. A mistura ética alimentou temores de uma luta fratricida depois da onda de saques e violência no mês passado, mas autoridades militares estão se referindo ao local agora como cidade modelo, citando sólidos progressos na restauração da ordem.
– Esta região foi a primeira a ter as escolas de volta, a ter postos de combustível protegidos e, daqui a 24 horas, um governo interino – disse o porta-voz militar norte-americano major Charmaine Means.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.