| 25/11/2009 10h19min
O maior desafio das práticas agrícolas está na biodiversidade, através de ações que conservem o meio ambiente. Esta é a opinião do diretor da CERT ID Certificadora, Augusto Freire, que participou do 11º Congresso de Agribusiness da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), no Rio de Janeiro (RJ).
Conforme ele, as mudanças climáticas têm sido um efeito constante do aumento da produção agrícola, destinada a matar a fome do mundo, algo que infelizmente não está ocorrendo.
– Não adianta haver produção recorde de soja, cana, algodão e outras commodities se não existirem políticas capazes de trazer condições econômicas para as pessoas se alimentarem – analisa.
Por outro lado, Freire ressalta que a preocupação com o meio ambiente é notável diante do temor quanto à derrubada de matas e queimadas para o avanço das atividades de pecuária ou agricultura, o que levou os ambientalistas e a sociedade como um todo a buscarem iniciativas com o propósito de uma produção mais sustentável, através das certificações de sustentabilidade.
– Através de nossas atividades, voltadas para as culturas de soja e cana, estabelecemos mecanismos para que as empresas adotem sistemas produtivos com responsabilidade social, rastreabilidade e certificação, o que acaba revertendo em uma série de vantagens competitivas – comenta.
Entre essas, Freire destaca a maior demanda por um produto sustentável, o cumprimento da legislação, um baixo custo para a agregação de valor ao produto final, a maior credibilidade para a empresa, o menor custo e o combate ao aquecimento global.
– Buscamos fazer com que as empresas consigam produzir de um modo sustentável, agregando valor ao produto e buscando preservar o meio ambiente – finaliza.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.