| 11/11/2009 19h24min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa quarta, dia 11, que o apagão que atingiu 18 Estados na noite dessa terça, dia 10, não foi consequência de falta de investimentos no setor de energia elétrica.
– Fizemos fortes investimentos no setor de transmissão e modernização do sistema energético brasileiro – afirmou ele, durante entrevista ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres.
O apagão não foi consequência de falta de produção de energia elétrica, tal como ocorreu em anos anteriores, ressaltou Lula.
– O que aconteceu em 2001 é que a gente não produzia energia suficiente e não tinha linha de transmissão para interligar todo o sistema elétrico brasileiro. Hoje, estamos com todo o sistema interligado.
Por duas vezes Lula afirmou que seu governo é responsável por 30% de tudo o que foi feito em matéria de linhas de transmissão nos últimos 123 anos.
Lula evitou atribuir uma razão ao apagão e disse que a causa será conhecida apenas após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor de Energia.
– Duas coisas estão certas: não faltou geração de energia e o problema não foi de falta de linha para interligar, porque elas estão interligadas. Até o final da tarde devemos ter a resposta.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.