clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/11/2009 18h34min

Grupo Santa Bárbara acusa MST de destruir fazenda no Pará

Empresa divulgou imagens que mostram instalações danificadas e máquinas queimadas

Atualizada às 19h33min

A Agropecuária Santa Bárbara, que tem entre os sócios o ex-dono do Grupo Opportunity, Daniel Dantas, acusa o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de destruir uma fazenda localizada em Eldorado dos Carajás, no Pará. A empresa divulgou fotos de uma ação que teria ocorrido nesta quarta, dia 4. Em nota, o MST garante que as manifestações no Pará são pacíficas, contra grilagem de terras na região.

As fotos divulgadas pela Santa Bárbara são da Fazenda Maria Bonita e mostram várias instalações danificadas e máquinas agrícolas queimadas. A empresa também acusa o MST de matar animais e expulsar funcionários da fazenda.

A área foi invadida em julho do ano passado. Segundo os sem-terra, são cerca de 450 famílias acampadas no local. A Santa Bárbara diz que já obteve a reintegração de posse, mas a ordem ainda não foi cumprida. De acordo com a empresa, existem outras reintegrações, mas a retirada dos acampados é feita lentamente pelo governo do Pará.

Em nota, o MST informou que a manifestação foi pacífica. O movimento cobra a retomada da área pelo governo e afirma que o Instituto de Terras do Pará tem um estudo mostrando que o local foi alvo de grilagem. A Agropecuária Santa Bárbara respondeu que essa discussão ainda está sendo feita na Justiça e que, até agora, não foi tomada nenhuma decisão.

Os sem-terra acusam também os proprietários de fazendas de usarem milícias armadas para intimidar os integrantes do movimento. Os responsáveis pela Santa Bárbara informaram apenas que empresas privadas são contratadas para fazer a segurança do patrimônio e dos funcionários da propriedade.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.