| 06/10/2009 18h50min
Os tratores devem entrar no Programa de Controle de Emissão de Poluentes (Proconve) no primeiro semestre do ano que vem. Os motores vão ter de ser adaptados para atender as novas regras. O Ibama prevê que até 2012, todo o maquinário usado no campo vai emitir menos poluentes. O assunto foi discutido em São Paulo, nesta terça, dia 6, no 18º Congresso de Engenharia da Mobilidade.
O programa foi implantado primeiro para os automóveis. Depois, foram os veículos a diesel e as motocicletas. Agora é a vez dos chamados fora de estrada, tratores usados na produção agrícola e na construção civil. Segundo o Ibama, o pedido para incluir esses veículos no programa foi feito pelos fabricantes há menos de 15 dias.
Enquanto a legislação não entra em vigor, algumas empresas já saíram na frente. Isso porque precisam atender o mercado externo e vender tratores para países como os Estados Unidos, que já possuem critérios específicos para controlar as emissões de poluentes.
O primeiro trator multicombustível do Brasil deve estar à venda a partir de 2011. O motor pode funcionar com até 60% de etanol e 40% de diesel no mesmo tanque. Segundo os responsáveis pelo projeto, a emissão de poluentes pode cair até 60% e a economia com combustível chegar a 30%.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.