| hmin
Pelo menos 14 guerrilheiros das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreram neste domingo, dia 20, em um confronto com o Exército em uma região montanhosa, no noroeste do país. Esse foi um dos maiores golpes à guerrilha de esquerda nos últimos meses.
Os enfrentamentos tiveram lugar nas proximidades do município de Sonsón, no estado de Antioquia, a cerca de 220 quilômetros a noroeste de Bogotá. O comando do exército informou que as ações fazem parte da "Operação Marcial'', que nos últimos três meses foi responsável pela morte de 50 guerrilheiros, pela prisão de outros 21 e pela rendição de mais 51.
O Exército qualificou a operação como um dos mais duros golpes infligidos às Farc nos últimos meses, em meio ao conflito que já dura quase 40 anos e que fez mais de 40 mil mortos apenas na última década. O governo do presidente Álvaro Uribe tem implantando uma estratégia para derrotar não só a guerrilha de esquerda, mas também os grupos paramilitares de ultradireita que enfrentam os rebeldes. O plano busca duplicar o numero de soldados e policiais, aumentar o gasto militar e formar uma rede de mais de 1 milhão de civis que ajam como informantes das Forças Armadas.
Uribe quer recuperar o controle sobre áreas montanhosas e de selva da Colômbia que hoje estão sob controle da guerrilha ou de seus inimigos. Apesar disso, o presidente não descarta a abertura de negociações de paz sob a supervisão das Nações Unidas desde que as guerrilhas concordem com o fim das hostilidades.
Na operação militar deste domingo, o Exercito confiscou 14 fuzis de assalto, dois morteiros, 10 mil balas e uniformes camuflados. De acordo com fontes militares, a ofensiva dos militares teve apoio de helicópteros, usados para deslocar as tropas da infantaria até a região montanhosa onde se deram os combates.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.