| 17/04/2003 08h12min
A maioria das tropas australianas no Golfo Pérsico irá iniciar o retorno para casa em maio agora que a guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque está próxima do fim, informou o governo da Austrália nesta quinta, dia 17. O Exército australiano também confirmou haver recebido um pedido dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha para manter 1 mil homens na força de paz, mas reiterou que a posição do governo é não dar uma grande contribuição às operações militares no Iraque pós-guerra.
A Austrália, uma firme aliada dos EUA, enviou ao Iraque 2 mil homens, incluindo forças de elite, combatentes da força aérea e navios de guerra, que se juntaram à coalizão anglo-americana que lutou para destituir o regime do presidente Saddam Hussein e eliminar possíveis armas de destruição de massa.
Autoridades militares afirmaram que, entre as unidades que deverão retornar, estão 150 integrantes do Serviço Aéreo Especial e as fragatas Anzac e Darwinn, que carregam cerca de 600 militares. Os 14 aviões de guerra F/A-18 Hornet também retornam em maio, assim com a equipe da divisão naval australiana.
Soldados especializados para tratar de armas químicas e biológicas irão permanecer no Iraque. A Austrália também está enviado a Bagdá controladores de tráfego aéreo e 12 especialistas que irão auxiliar as forças dos EUA nas buscas por armas ilegais.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.