| 22/09/2009 08h25min
A exuberância das flores e a explosão de perfumes nas ruas confirmam que a primavera começa, oficialmente, a partir das 18h18min desta terça, dia 22. Há árvores que se precipitam ao anunciar a primavera, como os ipês roxo e amarelo, que florescem ainda no inverno.
Técnico do Jardim Botânico de Porto Alegre (RS) desde 1975, Ari Nilson esclarece que existem plantas mais fiéis ao calendário. Flores como de amor-perfeito, margarida-do-campo, gazânia, íris, papoula e alegria-do-jardim já oferecem um espetáculo de cores e cheiros.
Nilson diz que, durante o inverno, as plantas se retraíram, perderam folhas para economizar energia, trataram de sobreviver. Com o sol da primavera, começam a desabrochar e florescer.
A Somar Meteorologia explica que esta terça é o momento exato em que o sol passará na Linha do Equador, ou seja, emitirá radiação igual para os dois hemisférios. A aproximação solar traz mais energia, aquecendo a atmosfera e causando mudanças climáticas. Por isso, a estação é caracterizada pelo retorno das precipitações e aumento da temperatura.
Mas na primavera deste ano, a influência cada vez maior do fenômeno El Nino faz com que a previsão seja de excesso de chuvas no sul do país e em Mato Grosso do Sul. Como as frentes frias tendem a ficar mais estacionadas sobre estas regiões, o Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte e Nordeste devem registrar maior irregularidade e até mesmo chuvas abaixo da média na primavera.
ZERO HORA, COM INFORMAÇÕES DA SOMAR METEOROLOGIAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.