clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 31/08/2009 19h23min

Associações firmam convênio para elevar as vendas externas de erva-mate

Em 2008 o Brasil já exportou o equivalente a US$ 46 milhões e a meta para este ano é repetir o resultado

Caio Cigana, especial

A ideia não é transformar o mundo em uma grande roda de chimarrão, mas a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Erva-Mate (Abimate) e a Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) assinaram nesta segunda-feira, na Expointer, um convênio com o objetivo de elevar as vendas externas da matéria-prima da bebida típica dos gaúchos. Não apenas na forma tradicional, seja a granel ou empacotada, mas como extrato ou produtos industrializados como chá, refresco, refrigerante e até cosméticos.

Segundo o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, as propriedades fitoretápicas da erva-mate têm potencial para garantir o avanço comercial em mercados como América do Norte, Europa e Oriente Médio.

Em 2008 o Brasil já exportou o equivalente a US$ 46 milhões e a meta para este ano é repetir o resultado, o que já será considerado uma vitória em virtude da queda do dólar e do preço médio.

— Vamos concorrer com o chá verde — promete Teixeira.

A Apex também assinou hoje outro convênio para estimular exportações com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O objetivo não é embarcar carne, mas vender genética na forma de touros, matrizes, sêmen e embriões para países da América do Sul, Rússia, África do Sul, Estados Unidos e Canadá.

Conforme a Apex, será o segundo programa de promoção de genética de gado brasileiro depois dos zebuínos. O presidente da ABHB, Fernando Lopa, entende que o mais viável a curto prazo é a venda de sêmens e embriões devido às barreiras sanitárias mais brandas em relação ao gado de pé. A meta do programe é comercializar pelo menos US$ 1 milhão com o Exterior até o final de 2010.

— O hereford tem cem anos no Brasil e 40 anos de programa de melhoramento genético. Temos qualidade nas duas raças. O que falta é mostrá-las — diz Lopa.


Veja a programação completa do evento no hagah

ZERO HORA
Ricardo Chaves / 

Erva-mate têm potencial para garantir o avanço comercial em mercados como América do Norte, Europa e Oriente Médio
Foto:  Ricardo Chaves


Notícias Relacionadas

31/08/2009 07h38min
Artesanato supera expectativa de venda no primeiro fim de semana da Expointer
27/08/2009 20h36min
Prova abre primeira etapa das finais do Freio de Ouro
26/08/2009 21h48min
Mais de 1,5 mil animais já chegaram ao Parque de Exposições Assis Brasil
26/08/2009 15h24min
Yeda distribui convites para a Expointer em São Paulo
06/08/2009 03h54min
Expointer muda bilheteria para evitar transtornos
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.