| 27/08/2009 18h39min
As perdas de produtos nos supermercados brasileiros são maiores que a margem de lucro das empresas. A situação preocupa o setor e altera a projeção de crescer 4,5% em 2009. Os dados foram apresentados nesta quinta, dia 27, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo.
Em julho, os supermercados brasileiros tiveram um faturamento 5,66% maior do que no mês anterior. Desde o começo do ano, o setor acumula um crescimento de 5,47%. O desempenho é positivo, mas em patamares bem abaixo dos quase 9% obtidos em 2008. Ainda assim, a Abras comemora:
– A tendência de estabilização dos preços de produtos importantes tem ajudado no desempenho do setor. E também o retorno da renda da população e dos níveis de emprego – diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
A Abras também divulgou a avaliação de perdas no varejo. Em 2008, o índice ficou em 2,36%. O que preocupa o setor é que este percentual vem crescendo nos últimos anos. Desde 2005, as perdas superam a margem de lucro das empresas.
As perdas em 2008 representaram R$ 3,74 bilhões. Mais da metade foi de produtos perecíveis. O principal motivo é a chamada quebra operacional. Um exemplo é a sobra gerada quando produtos como queijo e presunto são fatiados. Em seguida, estão os furtos cometidos por funcionários e clientes.
A Abras projeta um crescimento de 4,5% no faturamento do setor para 2009. No ano passado, os supermercados faturaram R$ 158,5 bilhões. Os alimentos representam quase 75% das vendas.
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