| 25/07/2009 12h10min
O frigorífico Frigoforte, do Paraná, está investindo em Dourados (MS) cerca R$ 9 milhões para a instalação de uma nova unidade que irá gerar pelo menos 300 empregos diretos. O Frigorífico Dourados, como vai se chamar o empreendimento, deve começar a abater animais em dezembro, e vai funcionar nas instalações da antiga sede do Frigorífico Pérola, na linha do Barreirinho, na zona rural.
O frigorífico vai atuar no abate de bovinos, suínos e ovinos. Na semana passada, um dos sócios, Leonardo Gritti, esteve reunido com o prefeito Ari Artuzi e explicou-lhe os investimentos em Dourados e destacou a grande demanda da região para o setor agroindustrial. Ele informou que Dourados é uma região estratégica, tanto na oferta de matéria-prima, quanto na facilidade para transporte da carne para outros Estados.
A previsão de abate do Frigorífico Dourados de cerca de 300 bovinos/dia. As instalações estão sendo montadas para, posteriormente, iniciar também o abate de suíno e ovino. Hoje, na área de montagem do frigorífico, a empresa já está gerando 50 empregos. O Frigoforte possui uma unidade em Ponta Porã, onde são abatidas diariamente 400 cabeças de bovinos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, o município dará incentivos fiscais para a instalação do novo frigorífico através do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Sócio-Econômico de Dourados (PID).
Recentemente, a prefeitura também anunciou a futura instalação da Fertipar, que fará um investimento na ordem de R$ 20 milhões em Dourados. A Fertipar já está construindo a unidade, que fica na BR-163, entre os distritos de Vila São Pedro e Vila Vargas.
A empresa, depois de pronta, terá capacidade de produzir 100 mil toneladas por ano de fertilizantes e micronutrientes químicos. Somente durante a construção, a empresa vai gerar 80 empregos diretos.
Na primeira fase de operação, a Fertipar vai produzir a metade da capacidade instalada e vai gerar 150 empregos diretos dos quais 50 serão para profissionais altamente qualificados. Toda esta mão-de-obra a ser contratada será de profissionais douradenses. Neste caso, também a Prefeitura vai conseguir a isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para a realização da construção da unidade. Peralta disse também que o Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam) já liberou todas as licenças ambientais que possibilitaram o início da obra.
Segundo o prefeito Ari Artuzi, dessas empresas para Dourados representa mais geração de empregos e o município que ganha com a arrecadação de impostos.
– Vamos continuar apoiando iniciativas empreendedoras como da Fertipar e Frigoforte, pois toda cidade sai ganhando – afirmou Artuzi.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.