| 24/07/2009 13h56min
O governo do Equador levantou parcialmente a quarentena decretada para evitar a expansão da febre aftosa no gado do país. A informou foi divulgada nesta sexta, dia 24, pelo ministro da Agricultura e Pecuária equatoriano, Ramón Espinel.
– Felizmente, foi possível controlar o foco de aftosa em uma grande parte do país – disse Espinel, ao explicar que a quarentena não foi suspensa em toda a nação porque – se mantém na região central e na Amazônia.
O ministro afirmou que, nessas áreas, "não se terminou de verificar o controle. Também é uma zona do país na qual a vacinação antiaftosa é bastante deficiente".
O ministro propôs uma campanha mais intensa para a vacinação, assim como uma maior comunicação com os criadores de gado para explicar a importância de imunizar seus animais contra a doença.
A vacinação na região chegou a pouco mais de 80%, disse o ministro, que expressou sua esperança de que o país fique livre de febre aftosa em 2010.
A aftosa, uma doença infecciosa que provoca danos nos rebanhos de gado, representa um problema sério em alguns países da América Latina, apesar dos esforços para erradicá-la.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.