| 22/07/2009 10h09min
O momento atual é de reestruturação e de criação de novos negócios. Esta é a avaliação do diretor comercial da Agropalma, Marcello Brito. A empresa é a maior exportadora de óleo de palma das Américas. De acordo com o diretor, os efeitos da crise sobre o mercado fizeram a empresa revisar as metas. A previsão é de crescer neste ano, mas bem menos que o esperado.
De acordo com o diretor comercial da Agropalma, a expectativa inicial era de um crescimento de até 15% neste ano. Mas Marcello Brito afirmou que a companhia ficará satisfeita com uma expansão de até 5%. Ele acredita que o mercado ainda deve demorar para recuperar o equilíbrio entre o custo de produção e o preço dos produtos.
– O crescimento vai ser abaixo do esperado, mas a gente estima que vai conseguir crescer um pouquinho. Naturalmente, as rentabilidades não serão como as de anos anteriores. Vai demorar um pouquinho para recuperar isso porque os preços caíram e os custos cresceram – disse Brito.
Atuante em projetos de sustentabilidade na Amazônia, a Agropalma adota postura crítica em relação à política ambiental do governo. Para o diretor comercial, há erro de estratégia:
– Enquanto a gente tiver no Brasil essa série de ministérios mandando na Amazônia, Ministério da Agricultura manda em uma área, Meio ambiente outra, Transportes outra, ou seja, você não tem coesão de estratégias. Você tem cada um fazendo sua própria estratégia segundo seu modelo político ou sua percepção da estratégia do negócio.
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