| 21/07/2009 20h02min
O Brasil é considerado um país florestal. Sendo assim, a capacidade das matas de neutralizar as emissões de gás carbônico é grande. Por isso, o Governo Federal está preparando os ambientalistas para a aplicação de mecanismos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd). Entre eles, está o pagamento por serviços ambientas, como incentivo para a preservação da floresta e manutenção da biodiversidade.
O sistema pode fazer parte do novo acordo internacional para redução das emissões de carbono. Em dezembro, autoridades de 140 países se reúnem na convenção do clima, em Copenhague, na Dinamarca, para discutir as medidas que devem substituir o Protocolo de Kyoto.
Com validade até dezembro de 2012, o atual tratado permite a recuperação de áreas degradadas com cobertura vegetal de qualquer espécie. A intenção é que o novo protocolo assegure a preservação da floresta com as características originais. E os países que preservarem e reduzirem a zero o desmatamento, devem receber benefícios.
— A idéia é que o Brasil, como outros países, também encontre mais benefícios para a manutenção das suas florestas — conclui Pires.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.