| 09/06/2009 14h52min
Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmaram nesta terça, dia 9, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "satisfeito" com os resultados da economia no primeiro trimestre, apesar da queda do Produto Interno Bruto (PIB).
Em coletiva de imprensa, Mantega disse que "o presidente Lula ficou satisfeito com esse resultado, porque demonstra a capacidade de recuperação da economia brasileira", apesar da queda de 0,8% em relação ao último trimestre de 2008 e de 1,8% na comparação com os primeiros três meses do ano passado.
O segundo recuo contínuo apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deixa a maior economia da América do Sul em uma "recessão técnica". O ministro da Fazenda disse que o resultado foi melhor que o esperado, pois "ninguém acertou, todo mundo estava falando que o PIB iria cair 3%, 2,5%, 2% e na verdade a queda foi só de 0,8%".
A queda nos investimentos na indústria como consequência ainda da crise global foi um dos fatos que propiciou a recessão, ressaltou Mantega.
Já Paulo Bernardo indicou que conversou com Lula e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que destacaram que os resultados foram melhores que as "expectativas" e fazem prever uma aceleração da recuperação econômica, inclusive para o segundo semestre do ano.
– O mercado errou feio em suas projeções, por isso nós temos que confiar em nossas projeções – comentou.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.