| 09/06/2009 09h51min
As cinco primeiras rodadas do Brasileirão mostram um início arrasador do Inter, que lidera a competição invicto e com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. Os 13 pontos são ainda mais animadores quando comparados aos da quinta rodada da competição no ano passado. Na época, ainda sob o comando do interino Guto Ferreira, o Colorado estava na zona do rebaixamento.
Depois de levar 3 a 1 da Portuguesa no Canindé, no dia 9 de junho de 2008, o Colorado caiu para a 17ª posição, com apenas quatro pontos. Completavam a zona da degola Santos, Goiás e Fluminense – clubes que acabaram não sendo rebaixados. Já neste ano, os quatro últimos colocados são Avaí, Botafogo, Coritiba e Atlético-PR.
O Grêmio já apresentava na quinta rodada do Brasileirão de 2008 a boa campanha que culminou no vice-campeonato. O time havia vencido o Fluminense por 2 a 1, em um jogo no qual a equipe se mostrou adaptada ao esquema 3-5-2 proposto por Celso Roth, e que acabou fazendo sucesso ao longo do certame.
Com o resultado, o Grêmio era o quarto colocado, com 10 pontos, perdendo para o Náutico no saldo de gols, e a três dos líderes Flamengo e Cruzeiro. Hoje, com a atenção voltada para a Copa Libertadores, o Tricolor ocupa a modesta oitava colocação, com sete pontos. O que não impede que a torcida ainda sonhe com o tricampeonato. Até porque o campeão São Paulo era apenas o 11º colocado após a rodada de 7 e 8 de junho de 2008, com seis pontos.
O número de gols aumentou neste início de Brasileirão: as redes foram balançadas 138 vezes, 19 a mais que nas cinco primeiras rodadas do ano passado. A média de gols por jogo subiu de 2,38 para 2,76. O dono do melhor ataque é o Santos, com 14 gols, três a mais que a marca do Flamengo no início do campeonato de 2008.
Nenhum jogador conseguiu repetir os cinco gols de Marcinho, do Flamengo, na arrancada do ano passado. Diogo, da Portuguesa, era o vice-artilheiro com quatro. Em compensação, nas cinco primeiras rodadas deste ano, cinco jogadores marcaram quatro gols: Weldon (Sport), Kléber Pereira (Santos), Felipe (Goiás), Éder Luís (Atlético-MG) e Marcelinho Paraíba (Coritiba).
CLICESPORTES
Derrota para a Portuguesa levou o Inter para a zona do rebaixamento no ano passado
Foto:
Divulgação/VIPCOMM
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.