| 21/05/2009 09h39min
O setor de açúcar e álcool pode esperar por um cenário positivo no médio e longo prazo. É o que avalia o economista Ricardo Amorim, que acredita na consolidação do Brasil como maior exportador de açúcar e etanol do mundo.
Em entrevista ao Canal Rural, no programa Agribusiness Entrevista, Amorim disse que a demanda mundial por açúcar deve crescer mais e os produtores brasileiros serão beneficiados. De acordo com o economista, nos próximos cinco anos o setor deve entrar em um novo ciclo e os preços do produto vão ultrapassar os patamares históricos dos dois anos anteriores.
A Índia, que já é o maior consumidor mundial, vai continuar demandando produto, garantiu Amorim. Mas apesar disso, o país asiático não tem capacidade para aumentar a produção por falta de área.
Na opinião do economista, as previsões também são boas para o setor de etanol. O governo dos Estados Unidos divulgou na semana passada as novas regras para as metas de combustíveis renováveis no país. O sistema classifica o etanol de cana como mais eficiente na redução da emissão de poluentes se comparado ao produto feito a partir do milho.
Segundo Ricardo Amorim, essa classificação abre o caminho para que as usinas brasileiras concorram às cotas de biocombustíveis avançados.
CANAL RURAL
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.