| 19/05/2009 11h45min
Os presidentes dos conselhos administrativos da Sadia, Luiz Fernando Furlan, e da Perdigão, Nildemar Secches, concederam entrevista coletiva nesta terça-feira detalhando a fusão entre as duas empresas, que resultou na criação da Brasil Foods (BRF), gigante do setor de alimentos com R$ 22 bilhões de faturamento anual.
Segundo Secches, a missão da multinacional é se tornar o maior exportador de carne processada do mundo. Ele explica que no país as marcas serão mantidas:
— No Brasil, continuaremos a operar com os mesmos produtos, e vamos oferecer uma prestação de serviço muito mais eficiente para os nossos clientes. Nós queremos levar produtos brasileiros de boa qualidade a todos os lugares do mundo de forma competitiva.
Apesar da intenção em manter as duas marcas, especialistas em defesa da concorrência avaliam que o Cade pode exigir a extinção de uma das marcas, possivelmente a Sadia, pois a Perdigão tem maior participação na associação — quase
70% contra 30% da Sadia.
De
acordo com dados divulgados durante a entrevista, Sadia e Perdigão operam comercialmente em 110 países.
— Quase metade do nosso faturamento vem do Exterior — afirmou Secches.
— Nós temos a convicção que estamos criando um campeão, uma empresa brasileira de porte mundial que se destacará nos setores que atua — afirmou Furlan.
Secches informou que 68% do capital da multinacional pertencerá a acionistas da Perdigão e 32% a acionistas da Sadia. O controle de capital é difuso, ou seja, decisões serão tomadas por um conjunto de acionistas.
Segundo ele, a administração da nova empresa "será regida por um sistema de mérito, por profissionais". O executivo explicou ainda que desde o início das negociações foi definido que as instituições financeiras não seriam envolvidas, que têm uma sistemática e um trâmite diferente.
Secches e Furlan, que serão copresidentes do conselho de administração da BRF, mantiveram um clima
descontraído e brincaram um com o outro durante a coletiva.
Ao final da explanação, Secches presenteou Furlan com uma camiseta do Corinhtians com o símbolo da Brasil Foods.
A Perdigão patrocina o time paulista e já estampou na camisa do time a própria marca Perdigão e a marca Batavo, da qual é proprietária.
— É a do Ronaldo — brincou.
— Essa aqui eu acho que vai dar sorte — sorriu Furlan.
Com informações da GloboNews e do G1.
A repórter de Economia Marta Sfredo analisa a fusão das empresas:
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