| hmin
Os iraquianos reservaram uma surpresa para as tropas que invadem o país e destruíram o mais avançado tanque de combate norte-americano. Segundo analistas, entre três e cinco tanques Abrams M1-A2 foram atingidos por uma arma muito mais potente que os lança-granadas RPG-7, usados há várias décadas.
Especula-se que os iraquianos estejam usando os Kornet-E, versão para exportação de míssil russo guiado por laser e projetado para destruir blindados. Segundo o editor da revista Jane's Air-Launched Weapons, há certeza de que o Iraque possui essa arma. Ele afirma que para os Estado Unidos é uma surpresa, já que o país não adaptou suas táticas. No entanto, ele garante que o fato não é motivo para alarme.
O Iraque afirma que já destruiu dezenas de tanques norte-americanos nos 14 dias de guerra. Não se sabe se os iraquianos tiveram acesso ao Kornet-E já durante o embargo de armas imposto pela ONU. Na terça, dia 1º, o governo da Ucrânia negou à agência russa de notícias Interfax que empresas do país tenham vendido centenas desses mísseis a Bagdá.
O Kornet-E tem alcance de até cinco quilômetros. Seu laser se orienta por sinais visuais ou térmicos. Primeiro, o míssil abre um pequeno buraco na blindagem, e depois vai penetrando no alvo. O Kornet-E também vem com ogivas alternativas, que produzem uma grande bola de fogo e sugam o oxigênio das áreas atingidas. Esse recurso é usado em bunkers, fortificações e contra infantaria inimiga.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.