| 12/05/2009 18h10min
No primeiro dia destinado à coleta de assinaturas para a instalação de uma CPI que investigaria novas denúncias contra o governo Yeda, cautela foi a palavra mais pronunciada pelos deputados. Ainda em busca de mais elementos que comprovem as irregularidades, a maioria dos parlamentares não se posicionou oficialmente. Para a abertura da comissão são necessárias 19 assinaturas.
Durante toda a tarde, a oposição moveu suas peças para tentar conquistar a adesão de parlamentares. Porém, apenas 10 deputados se posicionaram oficialmente favorável a abertura da comissão. Nove deles são do PT, além de Raul Carrion, do PC do B.
Confira como foi o dia na Assembleia no Blog ao
Vivo
O PMDB optou por não assinar
o requerimento em um primeiro momento. O partido solicitou formalmente que o Ministério Público Federal divulgue as supostas gravações que comprovariam o uso de caixa 2 por parte do governo.
— Existe uma nova testemunha, mas, ela afirma somente o que já foi apresentado pelos integrantes do PSOL meses atrás. Os deputados do PMDB não estão dizendo que são contra ou favoráveis a instalação de uma CPI, porém, queremos ter acesso às provas concretas para definirmos uma posição — afirmou o líder da bancada na Assembleia, Gilberto Capoani.
A mesma posição do PMDB foi adotada pelo PDT. Durante a tarde de hoje, o partido buscou novos elementos por meio do Ministério Público Federal, OAB e Polícia Federal.
— Estamos adotando uma postura de cautela e responsabilidade, e estamos buscando novas informações — afirmou o líder da bancada, deputado Adroaldo Loureiro.
Durante o restante da semana, a oposição seguirá buscando novas assinaturas para
a abertura da CPI. Na saída da Assembleia, por
volta das 17h20min, o deputado do PT Elvino Bohn Gass mostrou confiança:
— Não tenho dúvida que a comissão será instalada. Não há outra possibilidade.
Deputados Elvino Bohn Gass, Frederico Antunes e técnico da Assembleia Legislativa discutem criação de CPI
Foto:
Genaro Joner
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.