| 28/03/2003 22h23min
Um míssil iraquiano caiu perto de um shopping center na Cidade do Kuwait na madrugada de sábado (noite de sexta-feira no Brasil), mas não houve vítimas, disseram autoridades kuwaitianas. Segundo a agência de notícias do Kuwait, duas pessoas ficaram feridas – um homem com uma perna fraturada e um egípcio com problemas em um dos ombros.
Correspondentes da Reuters no local viram destroços espalhados pela área, inclusive o que parecia ser parte de um míssil. Havia um forte cheiro de fumaça no ar.
Autoridades informaram que o míssil era, provavelmente, um Silkworm de fabricação chinesa, que teria sido lançado da Península de Faw, no Iraque. Ele teria deslizado por baixo do mar, fugindo assim do controle dos radares.
Uma equipe de militares tchecos especialistas em armas químicas usando roupa de proteção e máscaras de gás estavam no local do incidente, junto com uma multidão de curiosos.
O correspondente da Reuters William Maclean disse que o cinema Al-Sharqiah, no shopping center defronte a praia, no distrito de Souq Sharq, apresentava danos em sua fachada e no teto, mas ainda não estava confirmado se os estragos haviam sido causados pelo míssil.
Um policial presente no local do ataque disse a Reuters ter visto um míssil caindo no mar. Outras testemunhas afirmaram ter presenciado o míssil sobrevoando o mar a partir da Península de Faw. Barcos de patrulha marinha vasculharam as águas na região do shopping, aparentemente procurando por fragmentos do míssil.
O incidente marcou a primeira vez que um míssil caiu tão perto da Cidade do Kuwait desde o início da guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque. Outros mísseis disparados contra o Kuwait foram interceptados por baterias Patriot ou caíram em áreas despovoadas .
Kuwait e Iraque vivem em estado de guerra desde 1990, quando o regime de Saddam Hussein ordenou a invasão do emirado petrolífero vizinho, dando início à Guerra do Golfo, em janeiro de 1991. Foi a partir da fronteira do país com o Sul do Iraque que os aliados iniciaram a invasão por terra ao Iraque há nove dias.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.