| 22/04/2009 12h26min
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, protocolou nesta quarta, dia 22, em Brasília, um pedido de intervenção federal no Pará. A medida foi motivada pelos últimos conflitos envolvendo integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região. O Ministério da Justiça já ofereceu ao Estado uma equipe da Força Nacional para evitar novos conflitos.
De acordo com a CNA, há 111 pedidos de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelo MST que não foram cumpridos pela justiça do Pará. Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, examinar o pedido. Caso concorde com a solicitação, ele encaminhará o pedido de intervenção federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá pelo mérito da intervenção.
Depois de entregar o documento na Procuradoria Geral da República, a senadora Kátia Abreu, desabafou. Segundo ela, esta é a segunda vez neste ano que a CNA recorre à justiça para tentar resolver o mesmo problema: o descumprimento do pedido de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelo MST, no Pará. Para a presidente da CNA, a situação de tensão no Estado tende a piorar.
No fim de semana, um confronto com troca de tiros entre sem-terra e seguranças da Fazenda Espírito Santo, no município de Xinguara, deixou oito pessoas feridas. Nesta quarta, o Ministério da Justiça colocou à disposição do governo do Estado do Pará aproximadamente 30 homens da Força Nacional para reforçar a segurança e evitar novos conflitos.
A senadora Kátia Abreu afirmou ainda que na próxima semana vai pedir o impeachment da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.
— Já demorou muito, então na próxima quarta-feira nós vamos coletar assinaturas — afirmou Kátia.
CANAL RURAL
presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, protocola na Procuradoria-Geral da República, pedido de intervenção federal no Estado do Pará, pelo descumprimento de 111 pedidos de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelo MST
Foto:
Fábio Rodrigues
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.