| 16/04/2009 04h12min
A China registrou seu pior crescimento econômico trimestral em quase duas décadas. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês subiu 6,1% no primeiro trimestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior, disse nesta quinta-feira o Bureau Nacional de Estatísticas. O resultado ficou praticamente em linha com a mediana das expectativas feitas por economistas de um aumento 6%.
A alta é inferior à expansão de 6,8% no quarto trimestre de 2008, e representa uma dramática desaceleração do crescimento passado que atingiu 13% para todo o ano de 2007.
Ainda assim, muitos economistas dizem que o crescimento econômico da China provavelmente acelerou nos primeiros três meses do ano ante o último trimestre de 2008, uma mudança que não está aparente nos dados, uma vez que a China divulga apenas comparações ano a ano.
Wang Tao, economista da UBS Securities, calcula que o PIB cresceu cerca de 7% no primeiro trimestre, em relação ao quarto trimestre de 2008, em
bases anuais ajustadas sazonalmente.
— As políticas de estímulo, tanto de expansão quanto de crédito fiscal, adotadas pelo governo são sem dúvida o principal motor da recuperação. O pleno impacto dessas políticas será exibido nos próximos meses — disse Wang. Ela espera um crescimento do PIB de 12% no segundo trimestre.
Operários trabalham na construção de ponte em Shenyang. Investimentos em infraestrutura são um dos pilares do crescimento chinês
Foto:
Mark, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.