| 02/04/2009 22h22min
Nas semanas que antecedem a páscoa, os produtores de ovos de galinha aproveitam para lucrar mais. Nesta época, os preços e as vendas aumentam.
Dos 20 produtos analisados pelo Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, o preço do ovo foi o que teve a segunda maior alta na penúltima semana de março, um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período de fevereiro.
Na Ceagesp, em torno de 10 produtores comercializam ovos. Esta é uma das melhores épocas do ano para eles. A demanda aumenta porque muitos católicos substituem a carne pelos ovos no período de quaresma, que vai do carnaval até a páscoa. A expectativa de muitos produtores daqui é de que na próxima semana as vendas aumentem ainda mais.
Lucro para o produtor Edson Carlos Gomes, que comercializa no entreposto há mais de 20 anos. Da produção total dele, 20% são comercializados na Ceagesp. Ele explica que na semana da páscoa as vendas podem até dobrar.
— Este ano está um pouco atípico por causa da crise que está pegando, mas comida e ovos em época de quaresma é como o bacalhau, não tem com o fugir disto — diz o produtor.
O vendedor Francisco Feitosa de Oliveira segue a tradição religiosa e evita comer carnes nesta época, prefere consumir ovos. Na sexta-feira santa, o alimento com certeza vai fazer parte do cardápio dele.
— A família da gente segue esta tradição desde os avós e vem passando de gerações — conta Oliveira.
Para o setor, a alta no preço do ovo sinaliza uma tendência de recuperação para o produtor, e não um aumento expressivo.
— Chegamos a ovos na faixa de 26 a 28 reais a caixa de 30 ovos, quando anteriormente isto era de 45 a 48. Então, houve essa depressão muito forte nos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro. Começou-se uma recuperação do preço no mês de fevereiro — afirma o diretor executivo do Instituto de Ovos Brasil, José Roberto Bottura.
Se comparado a outros países, o Brasil ainda consome pouco ovo. O brasileiro come em média 134 ovos por ano. O que está abaixo da média mundial, que é de 215 ovos. Em países como Israel, França e Japão, cada habitante chega a consumir 300 ovos por ano. Para estimular o consumo, o Instituto Ovos Brasil lançou uma campanha em sete capitais. Alguns supermercados apresentam vídeos que mostram os benefícios nutricionais dos ovos.
— Nós queremos acreditar que esta campanha que ainda está meio tímida nessas 7 capitais, nos supermercados, comece a surtir efeito e faça com que a população venha a consumir mais ovos, substituindo outras proteínas, outros alimentos qualidade inferior pelo ovo, que é considerado pela nutrição, o alimento mais completo para o consumo humano depois do leite materno — disse Bottura.
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