| 25/03/2003 14h41min
O Exército dos Estados Unidos está prestes a revelar seu mais insólito detector de minas: direto San Diego, Califórnia, o golfinho-nariz-de-garrafa. No porto de Umm Qasr, no sul do Iraque, patrulhado por forças anglo-americanas após dias de combate, soldados cuidaram de arranjos de última hora nesta terça-feira, dia 25, para a chegada de uma "equipe" de golfinhos especialmente treinada para ajudar mergulhadores a garantir que a costa está livre de riscos antes que carregamentos de ajuda humanitária aportem.
O capitão da Marinha Mike Tillotson disse que os três ou quatro golfinhos trabalhariam a partir de Umm Qasr, usando suas habilidades naturais de sonar para procurar minas e outros dispositivos explosivos que forças iraquianas possam ter plantado no fundo do mar. Tillotson disse que os golfinhos foram treinados para não nadar até as minas, mas para colocar uma marcação a uma certa distância do local.
Diversas minas foram descobertas na semana passada em barcos na Península Faw, mas equipes de mergulhadores fazendo buscas ao redor do porto de Umm Qasr desde segunda-feira não as encontraram.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.