| 02/03/2009 17h27min
O primeiro ministro dos Países Baixos, Jan Peter Balkenende, trouxe ao Brasil uma comitiva de 70 empresários holandeses interessados na busca de oportunidades de investimento. A Holanda é o segundo país do mundo que mais investe no mercado brasileiro e é o principal destino da produção brasileira. Nesta segunda, dia 2, a missão holandesa foi recebida pelo presidente Lula na sede da Federação das Indústrias de São Paulo.
Os holandeses querem levar a tecnologia brasileira dos biocombustíveis e prometem ajudar o Brasil a desenvolver a logística, principalmente dos portos. Em 2007, quase US$ 9 bilhões em mercadorias brasileiras foram vendidas para os países baixos. E, apesar da Holanda ser o segundo maior exportador mundial de produtos agrícolas, cinco dos dez itens brasileiros com o maior valor em exportações para lá saem do campo. Durante o encontro, o presidente Lula pediu ao primeiro ministro dos Países Baixos que aproveite as oportunidades de negócios no Brasil.
Lula abriu mão do discurso planejado para falar sobre a crise. O presidente criticou as nações que estão adotando medidas protecionistas e teve o apoio do primeiro ministro dos Países Baixos. Brasil e Holanda estão aprofundando as relações comerciais para tentar contornar os efeitos da crise econômica.
– Se EUA, UE e Brasil se fecharem, a dimensão da crise será muito maior. A saída é mais mercado, mais concorrência – disse o presidente.
De acordo com o primeiro ministro holandês Jan Peter Balkenende, Brasil e Países Baixos estão na mesma linha para a reunião de cúpula do G20, programada para o dia 2 de abril. De acordo com ele, os dois países vão defender uma maior regulação do sistema financeiro internacional. O presidente Lula já adiantou que vai pedir a reabertura da Rodada Doha.
CANAL RURAL
Holandeses querem levar a tecnologia brasileira dos biocombustíveis e prometem ajudar o Brasil a desenvolver a logística, principalmente dos portos
Foto:
Sebastião Moreira/EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.