| 24/03/2003 06h07min
Novas explosões atingiram Bagdá nesta segunda, dia 24, logo após o término do discurso de 20 minutos de Saddam Hussein na televisão estatal do Iraque. Bagdá tem sido abalada por uma sequência de ataques de mísseis de cruzeiro e bombas desde o início da invasão liderada pelos Estados Unidos na última quinta (noite de quarta em Brasília).
No discurso, Saddam elogiou a resistência de oficiais e soldados do Exército iraquiano e prometeu que os "inimigos desprezíveis serão derrotados". Ele disse que as forças invasoras foram encurraladas pela heróica resistência do Iraque.
Correspondentes da Reuters em Bagdá e em outras posições no Oriente Médio crêem que o homem visto na televisão era realmente o ditador. O líder iraquiano tem diversos sósias, que às vezes entram em cena em seu lugar. Especulações rondaram o destino Saddam desde que a guerra começou com os ataques aéreos a Bagdá tinham como objetivo matá-lo. Algumas reportagens especulavam que ele havia sido ferido e teve de receber transfusão de sangue.
Três horas após o início da guerra, Saddam, com uma aparência bastante cansada, apareceu na televisão usando uniforme militar. Mas a inteligência dos EUA levantou a hipótese de que a transmissão poderia ter sido pré-gravada, mesmo que ele tenha se referido ao começo dos ataques.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.