| 09/02/2009 18h42min
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico deverá estabelecer o nível-meta dos reservatórios das usinas hidrelétricas no próximo mês. A decisão deveria ter sido tomada hoje durante reunião do grupo, mas foi adiada para esperar uma revisão de cargas e de consumo, que deverá ser feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
— Achamos que não fazia muito sentido estabelecer as metas agora, e, daqui a três meses, eventualmente, fazer uma revisão e ter que definir outro nível-meta. Então, era melhor esperar até março, com uma idéia melhor do consumo, para estabelecer uma meta para o ano —explicou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.
O nível-meta indica quanta água os reservatórios devem armazenar para manter uma margem de segurança para a geração de energia. No caso de falta de chuvas, o governo pode decidir pelo acionamento de termelétricas, para garantir o nível nos reservatórios. Tolmasquim ressaltou que, atualmente, todos os reservatórios estão muito
cheios, e não há possibilidade
de serem acionadas as termelétricas.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico é formado por representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.