| 22/03/2003 08h23min
Aviões de guerra aliados voltaram a lançar bombas sobre a capital do Iraque, Bagdá, no início da tarde deste sábado (manhã, em Brasília), dia 22. É o primeiro ataque na cidade realizado durante o dia, que ocorreu cerca de 12 horas após o mais intenso bombardeio das forças aliadas sobre Bagdá. Informações da agência de notícias Reuters indicam que pelo menos seis explosões foram ouvidas na cidade. Colunas de uma espessa fumaça negra podem ser vistas de seis diferentes locais bombardeados.
As explosões ocorreram após as sirenes terem indicado que tudo estava calmo, mas poucos minutos depois, as sirenes soaram o sinal de alerta novamente. Não houve sinais de artilharia antiaérea, que foi fortemente usada durante a madrugada (horário local, tarde em Brasília). Uma das explosões teria partido da direção de al-Doura, região a leste da capital que abriga uma usina elétrica e uma refinaria.
Redes de informações instaladas na capital iraquiana especulam que agentes das forças de coalizão estariam sabotando instalações em Bagdá com explosões estratégicas.
No início deste sábado (horário local, madrugada em Brasília), também já haviam ocorrido meia dúzia de explosões em Bagdá. O ministro da Informação do Iraque disse que a seqüência dos ataques – madrugada, amanhecer e início da tarde – feriram mais de 250 civis e negou que as forças norte-americanas e britânicas tenham obtido qualquer sucesso em sua invasão terrestre.
Soldados dos EUA e da Grã-Bretanha estão avançando em direção à capital para tentar derrubar o presidente Saddam Hussein, mas uma divisão teve que lutar durante toda a noite pelo controle de uma base aérea estratégica no oeste do Iraque.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.