| 27/01/2009 09h05min
Não é só pelas duas torcidas que o clássico Ca-Ju desta quarta é aguardado com expectativa. A Brigada Militar (BM) trata o jogo como um evento de grande porte. Por isso, aproximadamente 100 policiais devem trabalhar para garantir a segurança de todos que acompanharem a partida, que começa às 19h e será disputada no Estádio Centenário.
Os policiais estarão distribuídos nos pontos considerados críticos: as áreas de revista e de divisão de torcidas. De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Júlio César Marobin, haverá ainda um efetivo de reserva, no caso de ocorrer tumulto fora dessas áreas. Policiais a cavalo e com cães reforçarão a segurança do torcedor. Eles irão entrar e sair do estádio por locais separados.
Os torcedores do Ju se concentram às 17h no Estádio Alfredo Jaconi. A partir das 17h30min, a BM escoltará a papada até o Estádio Centenário. O deslocamento será feito a pé. Qualquer torcedor alviverde pode se juntar ao grupo. É possível deixar o carro estacionado nas proximidades do Alfredo Jaconi, já que na volta, também haverá acompanhamento.
Para a torcida grená, que entrará no estádio pela Rua Bento Gonçalves, a dica é evitar o percurso que será feito pelos papos.
– Vamos inibir ao máximo o contato físico entre as duas torcidas, mas temos a sensação de que já está se estabelecendo uma cultura de melhor comportamento. Está havendo um amadurecimento em relação às condutas permitidas – afirmou o comandante.
A BM ainda trabalha na questão dos itens proibidos de entrar ao estádio. Não estão definidos quais artefatos luminosos, como sinalizadores, serão permitidos e a quantidade por pessoa. A definição deve sair nesta terça. Quanto aos demais, estão vetados papel higiênico (só pode papel picado) e guardachuva grande e com ponta. Além disso, só será permitida uma bandeira grande por torcida. Uma pessoa será cadastrada e ficará responsável pelo objeto. As outras bandeiras não podem ser maiores que um metro e devem ter cabo de PVC flexível.
– Não será autorizada a venda de bebidas alcóolicas no estádio. Nem mesmo será permitida a entrada de pessoas embriagadas – completou Marobin.
PIONEIROGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.