| 22/01/2009 05h22min
O Produto Interno Bruto (PIB) da China, a terceira maior economia do mundo, cresceu em 2008 9%, o menor índice dos últimos sete anos.
— A crise internacional está se tornando mais profunda e se estendendo, enquanto seu impacto na economia chinesa continua — assinalou Ma Jiantang, diretor do Escritório Nacional de Estatísticas, em coletiva de imprensa.
A China se tornou em 2007 a terceira maior economia mundial, atrás dos Estados Unidos e do Japão, depois que o governo chinês revisasse o crescimento desse ano para cima, aos 13%.
O crescimento de 2008 é o mais baixo desde 2001, quando a economia chinesa teve expansão de 8,3%, e pela primeira vez desde 2003 o aumento foi inferior a dois dígitos.
A China enfrenta uma situação sem precedentes desde sua reforma econômica, há três décadas, já que pela primeira vez os três principais compradores de suas exportações baratas, EUA, União Europeia e Japão, vivem uma crise juntos.
Como consequência, à medida que 2008 avançou, o
crescimento chinês foi freando, com 9,9% entre janeiro e junho, 9% no terceiro trimestre e 6,8% entre outubro e novembro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.