clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/01/2009 22h25min

Queda da Selic ajudará economia a se recuperar da desaceleração, diz Mantega

Ministro diz que diminuição não chegou a surpreender o governo nem o mercado

Atualizada às 23h49min

A redução de um ponto percentual nos juros básicos, decidida nesta quarta-feira à noite pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, ajudará a economia brasileira a se recuperar da desaceleração, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

No entanto, ele lembrou que, mesmo com a redução, as taxas cobradas nos financiamentos e empréstimos continuarão a ser uma das mais elevadas do mundo.

Economia em dia: repórter de Economia
de ZH Marta Sfredo comenta a redução


— Achei muito positiva a redução na taxa Selic. Isso vai ajudar a economia a se recuperar dessa desaceleração que ocorreu no último trimestre do ano passado. Estamos no caminho certo para a redução do custo financeiro, que ainda é muito elevado. Mesmo com essa redução de um ponto percentual, temos as taxas de juros mais altas do mundo — disse Mantega.

Sem surpresas

Na avaliação do ministro, a diminuição da Selic de 13,75% para 12,75% ao ano não chegou a surpreender o governo nem o mercado.

— Pelas análises de mercado, havia a possibilidade concreta de fazer essa redução. A inflação está dando sinais de controle. Todos os índices mostram uma redução da inflação. Ela está dentro das metas. Então havia condições para isso — afirmou. Mantega, no entanto, ressaltou que não estava se referindo diretamente ao Banco Central ao criticar os juros altos, mas às taxas efetivamente cobradas pelas instituições financeiras, que englobam tanto os juros básicos como o spread bancário (taxa adicional embutida nas linhas de crédito e que leva em conta as condições de mercado).

Investimentos

O ministro destacou que o governo está trabalhando para complementar as ações do Banco Central e reduzir o custo dos financiamentos e estimular os investimentos.

— O Banco Central deu um passo importante e, junto com as medidas fiscais, de redução de tributos, de estímulo a setores específicos, ajudará a minimizar o impacto da crise financeira internacional no Brasil — avaliou.

— Investimento é emprego. Temos que cuidar do emprego e a redução do custo financeiro é um dos instrumentos para permitir a manutenção do investimento elevado — completou.

Confira a variação da taxa:


Entenda como é calculada a taxa Selic:

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.