| 20/01/2009 07h48min
As vendas mundiais de veículos da montadora japonesa Toyota caíram 4% no ano passado, em relação a 2007, para 8,972 milhões de unidades. O declínio está em linha com a estimativa divulgada pela companhia no final de dezembro, que projetava um total de 8,96 milhões.
No exterior, as vendas da Toyota diminuíram 4%, para 6,819 milhões de veículos, enquanto no Japão tiveram queda de 5%, para 2,153 milhões de unidades. Os números incluem as vendas das subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors.
Nos nove primeiros meses do ano passado, a Toyota liderou as vendas mundiais de veículos. Nesse período, as vendas da General Motors totalizaram 6,656 milhões de unidades. A GM liderou o ranking de vendas de automóveis por mais de 70 anos até 2007, quando foi superada pela gigante japonesa.
Montadora terá novo presidente
Depois de confirmar a queda nas vendas, a companhia anunciou uma remodelação de
sua estrutura empresarial, que começa com uma mudança no comando.
Akio Toyoda, de 52 anos, até agora vice-presidente da companhia, assumirá a presidência da empresa no lugar de Katsuaki Watanabe. Trata-se de uma troca de geração, já que além de ser mais jovem que o presidente anterior, de 66 anos, o eleito é membro do clã que criou a companhia.
Neto do fundador da Toyota, Kiichiro Toyoda, e filho mais velho do presidente de honra da Toyota Motor, Shoichiro Toyoda, será o primeiro deste clã à frente da companhia desde 1995, quando seu tio Tatsuro Toyoda deixou a Presidência.
A mudança foi recebida com otimismo na Bolsa de Tóquio onde, apesar da queda de 2,31% do índice Nikkei, as ações de Toyota subiram no mesmo patamar de 2,31%. O gigante subiu na bolsa apesar do anúncio da queda das vendas em 2008 -devido à menor demanda nos principais mercados- e das especulações sobre possíveis cortes adicionais de empregados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.