| 19/01/2009 17h18min
O campo teve a segunda maior redução de vagas no mercado de trabalho em dezembro. É a maior queda dos últimos seis anos. No acumulado de 2008 foram geradas mais de 18 mil vagas.
O balanço do Ministério do Trabalho mostrou que em todo o Brasil, a queda na geração de empregos foi de 2,11% no último mês de 2008. Em relação a novembro houve uma redução de aproximadamente 654,95 mil postos. O primeiro lugar ficou com a indústria de transformação, com menos 273,24 mil vagas. A agricultura aparece em segundo, com uma queda 134,48 postos, baixa de 8,14%.
Tradicionalmente o mês de dezembro apresenta números negativos, mas segundo o Ministério do Trabalho, o aumento em 2008 é um efeito da crise financeira internacional. No campo o motivo principal foi a falta de linhas de crédito para financiamentos.
No acumulado do ano, a agricultura criou 18,232 mil postos, desempenho também mais modesto do que nos anos anteriores. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, diz que sugeriu ao presidente Lula uma série de medidas para garantir a geração de empregos e de ajuda ao trabalhador. Entre elas pode estar o aumento das parcelas do FGTS. O pacote pode ser apresentado nos próximos dias.
Lupi está otimista e acredita numa recuperação. Ele diz que no campo isso já está ocorrendo e deve ganhar força ao longo do ano. O ministro defendeu uma redução de pelo menos 0,5% na taxa básica de juros e, principalmente, que os bancos repassem isso aos clientes.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.