| hmin
O governo alemão afirmou nesta quinta, dia 20, que estava consternado com o início da campanha militar liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque e ofereceu ajuda humanitária à população iraquiana.
– As notícias sobre o início da guerra contra o Iraque provocaram grande preocupação e consternação no governo federal – afirmou Berlim em comunicado.
A Alemanha se aliou à França para tentar impedir a guerra.
– Agora tudo precisa ser feito para evitar um desastre humanitário para a população civil do Iraque – afirmou o governo alemão. – O governo espera que a ação militar se encerre tão rapidamente quanto possível. Espera que as partes combatentes façam tudo para evitar vítimas civis. Isso inclui especialmente evitar o uso de armas de destruição em massa.
A Alemanha afirmou novamente que os inspetores de armas das Nações Unidas estavam tendo sucesso no desarmamento pacífico do Iraque e lamenta não terem tido a chance de continuarem seu trabalho.
Os Estados Unidos afirmaram que a guerra é necessária porque o Iraque recusou-se a entregar armas químicas e biológicas e que ainda mantém ambições nucleares.
Bagdá nega ter quaisquer destas armas e afirmou que cooperou totalmente com os inspetores da ONU, que passaram quase quatro meses no Iraque, tendo encontrado pouca evidência das armas proibidas. Os inspetores deixaram o país no início desta semana.
Apesar de ser contrário à guerra, o governo alemão afirmou que continuará permitindo que os Estados Unidos usem seu espaço aéreo, uma autorização que alguns especialistas afirmam ir contra a constituição alemã, que proíbe ofensivas militares e qualquer ação para ajudá-las. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.